Perguntas frequentes

12:51 0 Comments


Clica sobre os títulos para ver a informação.


:: Como posso fazer-me associado ?

Pode entregar-nos pessoalmente ou preencher, assinar, digitalizar e enviar-nos para o e-mail louzanimales@gmail.com .

Não há quota mínima nem máxima e poderá pagar mensal ou anualmente, conforme lhe convier. Para pagar a quota, pode entregar-nos o valor presencialmente ou por transferência bancária. Para pagar presencialmente combine connosco ou visite-nos numa Campanha de Adoção, todos os 3.ºs sábados do mês, das 10h às 12h30, junto ao Tribunal da Lousã. Para fazer transferência, use o nosso NIB - 0035 0110 0000 6023 7303 5 (Caixa Geral de Depósitos), mas de seguida envie-nos o comprovativo da transferência bancária, com a indicação do nome do Associado e de que o valor se destina a pagar a quota. Para fazer um donativo, ou outros fins, utilize o mesmo NIB.

:: Como posso ajudar?

Tornar-se Associado/a da Louzanimales;
  • Fazer um donativo em dinheiro para custear as esterilizações e os cuidados médico veterinários prestados aos animais ao nosso cuidado;
  • Ser Padrinho/Madrinha de esterilizações de animais ou de colónias;
  • Ser Família de Acolhimento Temporário para cães e/ou gatos, por momentos curtos (recobro após cirurgias) ou períodos longos;
  • Ser voluntário/a;
  • Oferecer donativos em géneros para animais: ração para gato/gatinho e cão/cachorro, desparasitantes internos e externos para gato/cão, coleiras e trelas para cão, transportadoras, sanitários e areia para gato, camas, etc.
  • Oferecer materiais e medicamentos de uso veterinário: Ronaxan, Amoxicilina + Ácido clavulânico, Compressas, Bepantene, Betadine, Baytril, Flagyl, Orydermil, Actidox, Sucralfato, Ultra-levur saquetas, Omnimatrix, Cefadroxil, Itrafungol, Tricef, Lepticortinolo, Anima Strath...
  • Construir abrigos para animais: criando abrigos para colónias de gatos controladas.
  • Divulgar o trabalho e os animais da Associação: conversando com amigos, partilhando imagens nas redes sociais, enviando e-mails a potenciais interessados, afixando cartazes em casos urgentes, incentivando à adoção solidária.
    :: Como posso voluntariar-me?

    voluntariado 
    Ser voluntário é assumir um compromisso regular, de responsabilidade!

    Todos os elementos da Louzanimales são voluntários, junte-se a nós!
    Quando se pensa em voluntariado pelos animais, o primeiro instinto é pensar no trabalho de canil, mas há muito, muito, muito mais a fazer! Se quer voluntariar-se no Canil Municipal, terá que o fazer com uma periodicidade que lhe permita conhecer os animais com os quais vai lidar.

    Deve antes de mais experimentar o trabalho, que consiste em passear, educar e cuidar os cães. Caso esteja mesmo interessado terá que inscrever-se no Banco de Voluntariado da Lousã – Gabinete de Ação Social, assinar um Contrato de Voluntariado e fazer auto-formação, conforme as indicações da Associação Louzanimales.

    Caso tenha uma menor disponibilidade de tempo, pode assumir outros compromissos, por exemplo:
    • Apoio nas Campanhas de Adoção de Animais, aos 3.ºs sábados de cada mês de manhã, durante alguns meses;
    • Apoio nas Campanhas de Recolha de Alimentos;
    • Identificar e apoiar animais em risco;
    • Levar animais ao veterinário;
    • Fazer e vender artesanato ou outros produtos para pagar despesas de veterinário;
    • Recolher rações junto de amigos;
    • Organizar eventos de beneficência...
    Se não tem disponibilidade para voluntariar-se diretamente com os animais, pode ainda promover a adoção e a importância da esterilização - conversando com amigos, partilhando imagens nas redes sociais, enviando e-mails a potenciais interessados, afixando cartazes em casos urgentes, distribuindo folhetos e incentivando à adoção solidária.
    Mas faça alguma coisa!

    :: Como apadrinhar um cão, um gato ou uma colónia de gatos ?


    Poderá selecionar um animal do nosso blogue e responsabilizar-se por custear as despesas de um cão ou gato em Família de Acolhimento, tais como:
    • Desparasitação;
    • Tratamentos veterinários;
    • Alimentação;
    • Materiais (coleiras/trelas, WCs, areia);
    Contacte-nos e articule diretamente com a Família de Acolhimento Temporário, ou então transfira mensalmente uma verba para o NIB da Louzanimales: 0035 0110 0000 6023 7303 5 , enviando um comprovativo com o nome do animal que quer ajudar.

    Também pode fazer a entrega de bens diretamente a quem precisa. Por exemplo, se quiser ajudar a Colónia de Gatos Controlada da Aldeia do Xisto do Candal, entregue rações e desparasitantes diretamente na Loja “Aldeias do Xisto”.

    :: Posso ser FAT - Família de Acolhimento Temporário ?





    A Louzanimales não possui instalações para o alojamento de animais, pelo que as Famílias de Acolhimento Temporário (FAT) são indispensáveis para esta associação, no auxílio e abrigo de animais sem dono. FAT é uma família/pessoa que acolhe temporariamente um animal sem dono e o trata como se fosse seu.


    Assim, a FAT dá ao animal cuidados básicos, comida apropriada, água limpa, abrigo limpo e com temperatura confortável, brinquedos, cama e os afectos e socialização de que necessita.

    A entrega de um animal a uma FAT não é equiparada a uma adopção.

    O animal permanece sob responsabilidade da Louzanimales, no que concerne à promoção da sua adopção neste blogue, a eventuais apoios à sua alimentação e a eventuais tratamentos veterinários.


    Esta Associação trabalha nas instalações provisórias do Canil Municipal da Lousã, em parceria com a Câmara Municipal da Lousã, contudo o espaço existente não pode comportar o elevado número de animais entregues ou recolhidos, decorrente da sobrepopulação de animais de companhia. 


    As FAT são quem permite salvar vidas, nomeadamente de animais doentes e em recuperação, ou de ninhadas de cães e gatos, que não têm onde ser alojados. Ainda, as FAT são fundamentais para facilitar a adopção, uma vez que animais socializados e educados são mais solicitados.


    Pode ser FAT da Louzanimales quem conseguir dar as condições acima desejadas e não fique com um número de animais superior ao permitido por lei.

    A Louzanimales não coloca animais em FAT em locais distantes do concelho da Lousã, uma vez que dessa forma não conseguirá acompanhar o animal, por exemplo no que concerne à assistência veterinária.

    Para ser FAT, contacte-nos e acorde connosco as condições.


    :: Onde são as instalações do Canil Municipal da Lousã?

    Mapa do Canil Municipal

    A Louzanimales não tem instalações próprias, mas promove a adoção dos cães que se encontram nas instalações provisórias do Canil Municipal da Lousã.

    As instalações provisórias são propriedade da Câmara Municipal da Lousã e situam-se junto à EN342, na freguesia das Gândaras, no Concelho da Lousã, Distrito de Coimbra.

    Está mesmo ao lado da EN342, entre Miranda do Corvo e Lousã, na saída Fontainhas/Ribeira.

    Se vier de Miranda, encontrará logo nessa saída uma rotunda, onde vira à direita e o canil é a uns 200 metros...

    Se vier da Lousã contorne a rotunda para passar por baixo do viaduto e na rotunda seguinte corte à direita.

    Se vier de outro Concelho, saiba que chegar à Lousã não é difícil: na A1 há uma saída com indicação "Lousã" perto de Coimbra, só terá que seguir as indicações das placas. Ao chegar a Coimbra, vá pela "Estrada da Beira" EN 17 e, antes de chegar a Vila Nova de Poiares, terá uma indicação seguir para a Lousã pela N236.

    Latitude : 40° 7'37.65"N
    Longitude: 8°16'9.34"W

    Segundas e Quartas
    Terças, Quintas e Sextas
    Sábados, Domingos e Feriados
    9h-12h30
    9h-12h30 | 14h-17h30
    9h-12h30




    A Câmara Municipal da Lousã facilita outros horários, caso esteja interessado em adotar. Se pretende entregar um cão no Canil Municipal da Lousã, não se iluda… Estima-se que há mais de 100.000 mortes por ano nos Canis Municipais de Portugal, devido à sobrepopulação de cães e gatos. Caso haja mais entrada de cães do que adoções, haverá eutanásias. Pense muito bem antes de entregar um cão: contacte-nos!


    :: Quais as condições para adotar um animal?

    Se pretender adotar um gato, traga uma transportadora para levar o animal.

    Se quiser adotar um cão traga uma coleira e trela, e eventualmente uma manta e cinto de segurança para cão, para maior conforto em viagens de carro.

    A Lei Portuguesa exige que o detentor de um cão o vacine (raiva), chip e registe (Junta de Freguesia). Na sequência de indicação da Assembleia Municipal da Lousã de 17 de Dezembro de 2010, todos os animais adotados no Canil Municipal serão obrigatoriamente esterilizados, para melhorar a qualidade de vida dos cães adotados e dos adotantes e, simultaneamente, evitar a superpopulação de animais.

    Concordamos a 100%!

    Consideramos um/a adotante responsável quem: tem condições para cuidar do animal; esteriliza; respeita a lei. Assim, ao adotar um animal à Câmara Municipal da Lousã ou à Louzanimales, seja nas instalações provisórias do Canil Municipal ou numa Família de Acolhimento Temporário, irá assinar um Termo de Adoção, Responsabilidade e Compromisso onde consta que:

    “Declaro, para os devidos e legais efeitos, que assumo a responsabilidade pela posse/detenção do animal acima identificado, com compromisso de:
    • Alimentar devidamente;
    • Manter em boas condições de saúde e higiene;
    • Facultar assistência veterinária regularmente;
    • Não abandonar ou maltratar de qualquer forma;
    • Não transmitir a sua posse ou propriedade sem comunicação previa à Louzanimales e a Junta de Freguesia (alínea e) do art.º. 12.º do Decreto-Lei n.º 313/2003);
    • Comunicar à Louzanimales e a Junta de Freguesia a sua eventual morte ou perda (alínea c) do art.º 12.ª do Decreto-Lei n.º 313/2003);
    • Autorizar que membros da Louzanimales possam visitar o animal;
    • Esterilizar e comprovar a Associação / Esterilizar com acompanhamento da Associação.
    • Obrigatório para canídeos: 
      • Registar e licenciar na Junta de Freguesia da minha área de residência;
      • Proceder a sua identificação eletrónica;
      • Comunicar o n.º do microchip eletrónico (alíneas a) e b) do art.º 12.º do Decreto-Lei n.º 313/2003) e n.º de registo/licença à associação (dados para a Câmara Municipal da Lousã).
    • Assumir a total e inteira responsabilidade pelo estado de saúde do animal adotado, já que fui informado que, dada a impossibilidade de conhecer o seu percurso e origem, e/ou de este se poder encontrar em período de incubação de qualquer doença sem sintomatologia aparente, não é possível atestar / garantir / comprovar o seu perfeito estado de saúde.”
    • Para adotar ou obter informações, contacte a Louzanimales - Associação Pelos Animais da Lousã, pelo 914869961, entre as 18h e as 21h30.
    :: A Louzanimales transporta animais para adoção?


    Por norma não. Mas há excepções :-) 


    Acima de tudo preferimos que o adotante veja com os seus olhos, no ambiente habitual do animal, o comportamento e as características do cão ou gato. 

    Temos muitos animais que conhecemos /descrevemos bem, ainda assim acontece os adotantes virem à Lousã para adotar um... e levarem outro. 

    É muito importante perceber se o animal se adequa à família, e pela Internet ou por telefone isso nem sempre é fácil. Transportamos para a zona de Coimbra e arredores, pois se a adoção não for ideal, facilmente podemos reveter. 

    Podemos conseguir boleias para algumas zonas do país, ou partilhar despesas de deslocação... mas há tantos Canis e Gatis de abate em Portugal, tantas Associações de Proteção de Animais, que talvez a solução de adoção esteja mais próxima do que o adotante pensa.



    :: Posso entregar um cão ou gato à Louzanimales?

     entregar um gato...
     entregar um cão...
    A Louzanimales não possui uma estrutura própria onde possa abrigar animais.

    Por isso, a primeira resposta que temos para si é: não, não pode entregar-nos cão nem gato, mas podemos ajudá-lo.

    Sobre cães:
    • A Louzanimales colabora com o Canil Municipal da Lousã, de forma a divulgar e encaminhar para adoção os cães que lá se encontram. 

    • Com a ajuda das Famílias de Acolhimento Temporário, retiramos alguns cães do canil para os lares destas famílias, evitamos a entrada de mais cães no canil e, raramente, retiramos cães da rua.

    • Note-se que o Canil da Lousã não é imenso e, para evitar abates de animais saudáveis, encaminhamos cães para as nossas Famílias de Acolhimento que, regra geral, estão lotadas.

    • O Canil Municipal da Lousã é exclusivo para munícipes residentes neste Concelho e a entrada de cães é controlada pela Câmara Municipal da Lousã e tem custos que são suportados pelos munícipes (ver tabela de taxas da CML).
    Saiba que não compete às Câmaras Municipais aceitar animais entregues pelos munícipes, mas sim a recolha de animais vadios ou errantes.




    Sobre gatos:
    A Lousã não tem gatil e entregar gatos no Canil Municipal não é, de todo, viável. Poderá entregar um gato à Louzanimales:
    • Se o gato for doméstico;
    • Se houver uma FAT disponível,mediante algumas condições mínimas.;
    Antes de mais, considere que há “dois tipos” de gatos:
    • Os domésticos, meigos, que fazem ronrom e são passíveis de serem adotados;
    • Outros são assilvestrados, fugidios, defensivos e que pertencem ao seu habitat, à sua “colónia de rua”.
    Quanto aos gatos “adotáveis”, se tivermos FAT, poderemos eventualmente aceitar a entrega, mas atenção às condições:
    • Não pense em nos entregar ninhadas a cada 6 meses, mas sim em esterilizar a mãe dos bebés;
    • A não ser que haja uma urgência inadiável, não entregue um gato sem estar desparasitado, pois as FAT são pessoas comuns e não querem ficar com as suas casas com pulgas ou serem infetados com ténias;
    • Ao entregar um animal para FAT, ajude a Louzanimales (associe-se, faça um donativo…) e comprometa-se em divulgar o animal que entregou, exatamente como se ele estivesse em sua casa. Quanto aos gatos assilvestrados, esses devem ficar no seu habitat – a rua, ou seja, em colónias controladas, limpas e esterilizadas, num programa CED.
    Não vale a pena tentar eliminar uma colónia de gatos de rua: irá agravar o problema.

    Na impossibilidade de fazermos recolha do animal, podemos:

    Divulgar para adoção no nosso facebook: coloque o animal em www.adopta-me.org e envie-nos o link para partilharmos. Se der o animal para adoção tenha em atenção o site www.mausadoptantes.org, deverá esterilizar o animal e informar-nos de que o animal já não está consigo.
    • Fazer apelos para FAT ou adoção.
    • Apoiar um programa CED Captura-Esterilização-Devolução para uma colónia de gatos, sendo que se deve candidatar à ARPA , associação com sede em Vila Nova de Poiares que se dedica em particular à esterilização.

    Não tem dinheiro para acolher, alimentar ou esterilizar o(s) animal(is)? 


    Nós também não. Mas podemos conseguir estratégias conjuntas, pelos animais!



    :: A Louzanimales apoia a esterilização de animais?

    A Louzanimales tem parcerias com várias Clínicas Veterinárias de forma a que quando alguém adota um cão ou gato à Louzanimales, este possa ser esterilizado a um preço mais baixo do que o preço de mercado. Ou seja, estes valores mais reduzidos praticados pelas Clínicas Veterinárias são só para animais adotados à Louzanimales.

    Se quer esterilizar animais não adotados à Louzanimales, gatos de rua, e/ou não tem condições económicas para pagar a esterilização, fale com o seu veterinário ou procure uma instituição que promova este tipo de ajuda, como é o caso da ARPA, localizada em Vila Nova de Poiares.


    :: A Louzanimales ajuda a alimentar animais de rua?

    Por lei, não é permitido alimentar cães ou gatos na via pública, por questões de Saúde Pública.

    Contudo sabemos que a lei é polémica e muitos cidadãos e cuidadores de animais de rua invocam o seu direito ao ato solidário de proteção animal. Ainda, há pessoas que alimentam gatos de rua em espaços privados.

    Em qualquer caso, a Louzanimales só apoiará cuidadores de animais com um projeto responsável, ou seja, em que os animais têm alimento, abrigo, higiene e – muito importante – em que seja controlada e evitada a reprodução através da esterilização.



    A salubridade e o controlo da população de animais não podem ser descurados. Alimentar animais na rua sem controlar, potencia o crescimento da superpopulação animal e agrava o problema. Leia atentamente o site www.animaisderua.org
    O cuidador deve ter a noção que pode ser responsabilizado por eventuais danos causados pelos animais a seu cargo e que estes estão sujeitos a todo o tipo de riscos, como o atropelamento, envenenamento, eventuais doenças, etc.

    Se tivermos recursos para tal, poderemos ajudar os cuidadores de Colónias de Gatos Assilvestrados Controladas por CED, cujos animais estão sinalizados com o corte da ponta da orelha esquerda. Poderemos ajudar a encontrar soluções de esterilização ou fazer o encaminhamento de gatos dóceis.

    No caso dos cães, os cuidadores devem estar conscientes de que pode ocorrer a captura para o Canil Municipal da Lousã se não encontrarem rapidamente uma Família de Acolhimento Temporário. Ainda, deverão criar condições para circunscrever os animais a uma zona segura e limpa.


    :: Encontrei um animal, o que devo fazer?

    Se encontrou um animal abandonado, mas não o restringiu a um espaço nem o acolheu, é provável que a esta hora ele já não esteja no mesmo local.

    Os cães vagueiam vários quilómetros, os gatos habitualmente estão apenas num determinado território, mas quando foram recentemente abandonados também mudam de local na procura por um espaço seguro.

    Se acolheu um animal da rua, verifique se ele não tem chip junto de uma clínica veterinária e se não está em www.encontra-me.org ou http://findmypet.omv.pt/.

    Se pretende que façamos divulgação do animal, coloque-o em www.adopta-me.org e envie-nos a ligação, para a partilharmos.

    Se encontrou um animal atropelado ou doente e puder custear a despesa e conseguir recolher o animal, leve-o à Clínica Veterinária mais próxima.

    Caso contrário, telefone ao veterinário municipal da zona para proceder à recolha (Lousã: 916 998 776).

    Em caso de dúvidas ligue a uma associação que o possa ajudar ou orientar.

    Se encontrou um animal já cadáver, deverá ligar ao veterinário municipal do seu município para proceder à recolha da via pública.


    :: Quero denunciar uma situação, como faço?


    Deve denunciar negligência, maus tratos, abandono, insalubridade junto das autoridades competentes.


    Faça uma comunicação escrita invocando a lei, refira o local exato onde está a situação, sempre que possível ilustre/comprove com fotografias.

    Poderá solicitar anonimato. Exemplo:

    • Enviar e-mail para:
      • Vereador/a do Ambiente da Câmara Municipal da localidade;
      • Veterinário Municipal da Câmara Municipal da localidade;
      • Polícia Municipal se existir;
      • GNR-SEPNA;
      • outras autoridades como a PSP.

    Enviar para:


    [Na Lousã: A/C Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Lousã, Drª Ana Ferreira; Veterinário Municipal da Lousã, Dr. Henrique Silva; GNR-SEPNA. geral@cm-lousa.pt; sepna@gnr.pt]

    Assunto: Incumprimento da legislação relativa ao bem-estar animal.

    Venho informar V. Exªs que [no morada ou local], perto de [explicar onde exatamente], está um [cão/gato] que:


    • Tem abrigo inapropriado [explicar se passa muito tempo em varanda, latão…];
    • Não parece estar devidamente alimentado [magro, tipo de comida];
    • Está preso a corrente curta conferindo um espaço reduzido de liberdade de movimentos;
    • Aparenta estar quase sempre sozinho, tem poucos contactos com humanos ou outros animais, havendo pouca socialização, o que afeta o seu bem-estar;
    • Deverá ser jovem e creio que não terá chip ou vacinas [obrigatório para cães];
    • provoca uma situação de insalubridade [explicar];
    • Assim, estará a ocorrer violação da lei, conforme Decreto-lei n.º 315/2003 de 17 de Dezembro, nomeadamente no que concerne aos artigos 1) 4) e 6).

    Face ao exposto, solicitamos as Vossas diligências.


    Cumprimentos,

    [Nome e contacto telefónico] (NOTA: Mais uma vez, Poderá solicitar anonimato)



    Poderá também telefonar ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente: 808 200 520, ou ao Pelouro do Ambiente da sua Câmara Municipal, sendo preferíveis

    as comunicações escritas.



    Sobretudo não se cale, não seja conivente nem indiferente!